Wolfgang Hatz, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, sobre a relação entre automobilismo e desenvolvimento de alta tecnologia para os carros esporte da Porsche
Acitação filosófica de Steve McQueen do filme “As 24 Horas de Le Mans” há muito tempo já faz parte do tesouro de citações internacionais: “Quando você está correndo… isso é a vida! Tudo o que acontece antes ou depois é apenas espera.” Desde os anos 1970 a Porsche tomou a liberdade de modificar esta sabedoria, ou, para ser mais exato: de acelerá-la. Sim – Correr é viver. O resto é desenvolvimento de automóveis. O que na Porsche também acontece em velocidade de corrida.
A Porsche vive há mais de 60 anos das experiências feitas no automobilismo. Todos os carros de série se beneficiam das competições nas pistas de corrida. O tacômetro central e a chave da ignição à esquerda da coluna da direção tornam isso claramente visível no cockpit. A transferência de tecnologia do circuito para as ruas ocorre em todas as áreas – desde a aerodinâmica, passando pelo motor até o chassi – tão fluida quanto regular. A vida entre as corridas no Centro de Desenvolvimento em Weissach é – ao contrário da citação quase poética do filme – uma verdadeira corrida entre as corridas, na qual desafios tecnológicos ousados têm que ser superados sob enorme pressão de tempo. O resto consiste em desenvolver, testar, aprimorar, naturalmente em ritmo acelerado.
Depois da era de sucesso no esporte de clientes com carros GT, o novo comprometimento da fábrica no Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship, WEC) de carros esporte corresponde ao credo do Porsche Intelligent Performance. O novo regulamento de consumo implementado a partir de 2014 para as 24 Horas de Le Mans em 14 e 15 de junho e para as sete rodadas restantes do campeonato solidifica o cerne da marca Porsche de uma eficiência sustentável para um formato de corrida desafiador.
Um dos aspectos importantes para nós já foi implantado há muito tempo: o novo 919 Hybrid na categoria LMP1 (protótipo Le Mans) é um carro completamente desenvolvido e construído pela Porsche. O projeto LMP1 Hybrid começou há exatamente três anos, não só em telas de monitores vazias, mas também sobre o gramado verde. Nesse meio tempo já construímos novos prédios diretamente ao lado do Centro de Desenvolvimento para mais de 200 funcionários do automobilismo para o super carro esporte híbrido 918 Spyder. Quando o novo túnel de vento começar a operar ainda este ano, o Centro de Desenvolvimento Weissach vai dispor de um triângulo de automobilismo de ouro, constituído de construção e montagem, túnel de vento e uma pista de testes própria. Nesta pista foram feitos os primeiros testes de funcionamento de todas as nossas construções para o automobilismo: desde o 917, passando pelo Porsche TAG Turbo para a Fórmula 1 até o carro de corrida LMP2 RS Spyder.
Além disso, a missão protótipo será acompanhada por 2 equipes de fábrica GT com 911 RSR aperfeiçoados. O esporte de ponta na Porsche não acontece em detrimento do esporte de clientes. Com 200 carros de corrida GT por ano em cada uma das categorias, a Porsche é o maior fabricante de carros para competições.
A troca de experiências entre os colegas dos nossos ambiciosos projetos 919 Hybrid, 918 Spyder e 911 RSR ocorre informalmente em todos os níveis e no centro de comunicação construído exatamente com este fim: nossa cafeteria do automobilismo.
Foto Christoph Bauer