Porsche - Watch me!

Watch me!

[+]

Clima bom: o motorista é informado quando o ar condicionado ou o aquecimento de seu veículo estão ativados

Porsche é um dos primeiros fabricantes de automóveis que oferece uma aplicação para o Apple Watch: Car Connect no pulso

Parece um pouco aquela mistura de qualidades que só o Super-Homem teria ou que se suporia na caixa de ferramentas de agentes secretos. Mas o que parece ficção científica é verdade. Tornado realidade pela Porsche e pela Apple. Uma olhada no display do relógio no pulso e o motorista já pode verificar se os espelhos laterais do Panamera, estacionado a três quarteirões de distância, estão fechados. Uma mágica num piscar de olhos, mas nela você pode acreditar. Esse relógio possibilita realmente controlar determinadas funções no carro. E para se ter sempre certeza dessas possibilidades, o brasão da Porsche no visor logo salta aos olhos do observador.

É claro que os motoristas de Porsche não querem saber de controle remoto ao volante, mas aqui isso também nem vem ao caso. A ideia da nova técnica é antes poder supervisionar e controlar algumas funções do veículo à distância. Para tanto, é necessário, além do Apple Watch, um aplicativo correspondente no smartphone. Se o relógio não possuir um cartão SIM próprio, a conexão entre os dois aparelhos dá-se via Bluetooth. A comunicação com o carro, que pode estar a qualquer distância, é realizada através do Porsche Car Connect, que funciona por meio da rede de telefonia celular. As funções principais estão subdivididas em três áreas.

[+]

Tudo sob controle: o dono é imediatamente informado, se o Porsche mover-se fora de um determinado raio ou andar rápido demais

Remote services: comunicação à distância
No display do Apple Watch aparece “My Car”. Na tela estão listados diversos dados como nível de gasolina, autonomia, quilometragem total, duração e distância da última viagem, consumo, velocidade média e pressão dos pneus. Em uma outra página, o motorista de Porsche pode verificar se todas as portas e o teto estão fechados e se os espelhos estão dobrados. Se assim não for, surge um sinal de alerta correspondente. O motorista pode então travar as portas e dobrar os espelhos através do aplicativo. Mas só isso. Por questões de segurança, a Porsche não permite o destrave.

Mais opções estão disponíveis nos modelos com tecnologia híbrida “plug-in”. É possível, por exemplo, consultar à distância o estado de carga das baterias. E, no caso de um cabo de alimentação ter sido conectado previamente, a recarga também pode ser ativada. A influência sobre o carregamento vai ainda mais além, podendo este ser regrado em até três horários diferentes. Uma configuração programa o carro para ser carregado às sete da manhã, assim as baterias estarão cheias para a ida ao trabalho; e uma outra para as 19 horas, por exemplo, para a volta para casa. A cada vez, o veículo calcula sozinho quando o cuidadoso carregamento das baterias deve começar. Para o conforto do motorista, o espaço interior pode ser aclimatizado antecipadamente de modo individual.

[+]

Pneus em ordem? Com apenas um toque, o relógio mostra a quantos bares a pressão do pneu difere do valor de referência

As coordenadas do veículo e do relógio são utilizadas para inúmeras funções de pesquisa, úteis em diversas situações. O Apple Watch, por exemplo, pode guiar o dono até o seu carro, se em redondezas desconhecidas ele não souber o caminho mais curto até lá. Ao chegar bem perto do veículo, este dá então um sinal visual ou acústico. Isso pode não soar tão espetacular em tempos de Google Maps, mas em pisos de estacionamento lotados ou em grandes estacionamentos na frente de supermercados ou shopping centers, a função pode ser de grande ajuda.

Também para o caso de o dono emprestar seu carro a alguém, por exemplo, deixando-o nas mãos de seus filhos, ele pode manter o controle total. Se o carro ultrapassar um raio previamente estabelecido (e programado), ele é avisado imediatamente. A velocidade máxima pode igualmente ser definida, e, se for ultrapassada, o dono do carro também é informado.

[+]

Como está o nível da bateria? Informações sobre o nível e o estado de carregamento do Panamera S E-Hybrid em um relance

Security services: proteção inteligente
É claro que no desenvolvimento do aplicativo deu-se especial atenção à proteção contra roubo. Em combinação com o Porsche Vehicle Tracking System (PVTS), um roubo é reconhecido imediatamente e avisado às autoridades locais. Também o dono recebe uma mensagem no seu relógio. O bom funcionamento do sistema foi testado pelos desenvolvedores em testes sérios. Logo após o suposto furto do carro, o veículo foi apreendido pelas autoridades locais. Os testadores da Porsche tiveram que se identificar como tais.

Safety services: ajuda rápida
Se o veículo estiver na oficina para revisão ou tiver que ser transportado para algum outro lugar, o serviço de localização pode ser desativado manualmente através das configurações do veículo, a fim de evitar um alarme indesejado. Neste caso, a proteção contra furto permanece evidentemente ativada.

Se os sensores do veículo constatarem que os airbags foram acionados, eles partem do princípio de que houve uma emergência ou um acidente e alertam a irregularidade a uma central de emergências, indicando também as coordenadas do veículo. A partir daí, as devidas providências podem ser tomadas imediatamente.

Texto Klaus-Eckhard Jost
Fotos Steffen Jahn

Start me app

O Porsche Car Connect (PCC) com o Porsche Vehicle Tracking System (PVTS) vem de série em todos os novos modelos 911.

No Panamera, Macan e Cayenne ele tem que ser pedido no ato da configuração do carro novo. Um equipamento posterior não é possível.

O Car Connect já está disponível em 44 países, dentre eles os da Europa, nos EUA, Canadá e Rússia. A ampliação dos serviços para mais países está sendo verificada no momento.

A utilização do Apple Watch em combinação com o Car Connect já é possível em oito países. O app correspondente pode ser adquirido gratuitamente na Apple Store.

Para mais informações:
www.porsche.com/connect