O livro do professor. A história da marca de automóveis Porsche começa em 1948 com o modelo 356, mas o alicerce da empresa de hoje é o escritório de design do professor Ferdinand Porsche. O primeiro livro de pedidos de 1930 mostra a fase inicial de um mito.
Ele está guardado em um cofre cinza comum, em uma sala com ar-condicionado: o primeiro livro diário do escritório de design da Porsche, guardado à prova de fogo no arquivo do Museu da Porsche. E lá está ela, neste caderno gasto pelo uso: a encomenda número 1, datada de 21 de agosto de 1930, para a qual foram fabricados componentes avulsos para um motor Hesselmann, uma mistura de motor a diesel e gasolina. Inovador desde o início. A encomenda número 7 tinha uma dimensão completamente diferente: “projeto de veículo de passeio” – consta no livro diário. A empresa Wanderer planejava a motorização da população e precisava de um conceito que pudesse transformar, de forma economicamente viável e barata, o automóvel – que era um bem de consumo de luxo – em um carro popular. A agenda de pedidos dos primeiros anos torna palpável a forma como Ferdinand Porsche, com sua pequena equipe de apenas 19 integrantes, viveu a visão de criatividade construtiva.
Em 25 de abril de 1931, o professor Porsche fez o registro oficial de sua empresa na junta comercial. A partir desse dia a “Dr. Ing. h.c. F. Porsche GmbH, Construção e Consultoria para Motores e Veículos” passou a existir oficialmente com sede em Stuttgart. Os primeiros cinco projetos ainda tiveram início em 1930, em St. Ulrich, na Áustria. Lá ficava a prancheta de desenho no quarto do filho Ferry. Mas no início de 1931, o escritório mudou para Stuttgart, onde a empresa primeiro alojou-se em salas alugadas no centro da cidade. A ideia de um escritório de design neutro naquela época era algo único no mundo do automóvel. Ferdinand Porsche não pensava na construção de seus próprios carros. Ele queria desenvolver projetos técnicos para diferentes clientes e receber royalties e receitas de patentes. O primeiro livro de pedidos registra de maneira impressionante como o escritório Porsche se tornou um núcleo inovador da indústria automobilística alemã.