“Mission future”
Com nova estratégia para o automobilismo e uma equipe oficial própria, a
Sr. Steiner, por que a
Michael Steiner: O ingresso na Fórmula E e a reorganização simultânea dos empreendimentos na área do esporte automobilístico são consequência da estratégia 2025 da
Sr. Enzinger, a
Fritz Enzinger: Sim. Afinal, depois de três vitórias consecutivas em Le Mans, queremos ainda defender o título mundial. Após uma dupla vitória em Nürburgring, ocupamos uma ótima posição. A última corrida da nossa equipe LMP será em Sakhir, no Bahrein, dia 18 de novembro.
Quais foram os motivos para a saída da categoria LMP1?
Enzinger: Por um lado, conquistamos muitas vitórias nesses quatro anos. Por outro, desde 2014 houve algumas mudanças relevantes nas regras do WEC. Naquele ano, o rol de competidores era de alto nível. Porém, apenas duas fabricantes nesta categoria é muito pouco a longo prazo. E para obter sucesso na comercialização do WEC dependíamos da iniciativa própria em marketing e RP, o que requeria altos investimentos. E o fato é que somente as 24 Horas de Le Mans têm status para justificar tantos investimentos.
De agora em diante, o automobilismo da
Steiner: O
O que vai acontecer com a equipe LMP da
Steiner: A Fórmula E demanda menos despesas de pessoal do que a categoria LMP1. Os integrantes da equipe LMP são altamente qualificados e representam um valioso alicerce de conhecimento dentro da empresa, que deverá ser mantido na sua íntegra.
Enzinger: Isso aplica-se também aos pilotos envolvidos na equipe oficial. Além das atuações em outras provas e a intensa preparação para a Fórmula E, estamos analisando no momento outras possíveis atividades e tarefas na área de desenvolvimento.
Por que o ingresso na Fórmula E somente será no fim de 2019?
Steiner: A data foi definida para harmonizar o desenvolvimento tecnológico na Fórmula E com nossa estratégia de produto. A
A Fórmula E é um campeonato muito novo e é tida em alguns círculos como uma mera moda. Qual a sua opinião a este respeito?
Enzinger: A Fórmula E aborda muitas das principais megatendências de hoje. Por exemplo, foram desenvolvidos circuitos de rua em zonas centrais de metrópoles como palco de corridas. O automobilismo vem até os espectadores – e não o contrário. A Audi, BMW e Mercedes oficializaram seu ingresso e outras ainda virão. Chamar isso de moda seria errôneo.
Steiner: A eletromobilidade terá um papel importante no futuro, sobretudo em ambientes urbanos. Ademais, a transformação digital determinará o modo de pensar. Os jovens estão mudando a nossa mentalidade. Qual é a expectativa de nossos clientes hoje e futuramente, em relação aos carros e à mobilidade, de modo geral? Tudo isso pesou na decisão a favor da Fórmula E.
Entrevista Holger Eckhardt
Fotos Jürgen Tap
Fórmula E
Nesta série de corridas mundial da FIA, competem carros para Fórmula E propulsionados puramente por motores elétricos. A Fórmula E já existe há três anos. As provas acontecem em circuitos de rua, como, entre outros, Nova York, Paris, Berlim, Hong Kong e Buenos Aires. Atualmente estão concorrendo dez equipes, com tendência crescente. Além da