A herança de F. A.
O que a construção de esportivos da
Sozinho, o homem está sentado à sua mesa de trabalho. À sua frente encontram-se pinças e chaves de fenda em tamanho miniatura. Com uma lupa de olho ele monta o mecanismo do relógio e coloca-o na caixa. A clássica imagem da relojoaria que está gravada na mente das pessoas. E de fato: é assim em muitos lugares.
Na
Ali, a flexibilidade na produção tem uma importância decisiva. Da linha de montagem saem, na sequência que desejar,
A empresa em Solothurn é jovem, mas relógios têm tradição na
Como, porém, deveria ser o produto de referência da equipe de Solothurn? Para fazer o design foi solicitado o estúdio em Zell am See. É ali que Roland Heiler guarda a herança criativa de F. A.
Do ponto de vista dos designers não havia problema, mas para os construtores era uma tarefa complicada. “Não era possível colocar o balancim em um eixo, pois este teria se cruzado com o tubo da coroa”, esclarece Bergmann. Então os construtores de caixa propuseram inicialmente uma disposição unilateral. No entanto, era necessário um ponto de pressão definido e, além disso, em estado de repouso o balancim deveria estar nivelado com a caixa sem deixar relevo, o que é impossível de se realizar em uma disposição unilateral nessas dimensões. “Nessas situações tenho prazer em pegar o telefone e ligar para Weissach”, explica Bergmann com um sorriso malicioso. Lá ele descobriu que as peças do motor que sofrem muita sobrecarga mecânica são sempre dispostas de forma bilateral. A seu pedido, surgiu em Weissach um modelo alternativo. “Com ele fui ao fabricante de caixas. Logo concordamos que essa seria a melhor solução”, recorda Bergmann. A obra de parceria entre especialistas em carros de corrida e em relojoaria tornou-se uma solução patenteada. Ela se parece com um sistema de alavanca de came para o comando de válvulas. Com a diferença de que o balancim não ativa válvulas e sim bielas que transferem a pressão do dedo do usuário ao mecanismo do cronógrafo. Um mecanismo de mola, análogo à mola de válvula, garante a posição neutra do balancim. A vedação rosqueada evita que penetre água na caixa.
De acordo com as normas da marca suíça Chronofiable, um cronógrafo tem que resistir a pelo menos 3.000 acionamentos. “Nós seguimos o princípio da
Os fabricantes da
Texto Martin Häußermann
Fotos Rafael Krötz
As