Óleo do motor
Tarefas realizadas pelo óleo do motor
Tipos de óleos do motor
Existem basicamente três classes diferentes de óleo do motor, cada uma com propriedades diferentes. Os óleos minerais são os óleos base mais amplamente utilizados. Podem ser fabricados de forma relativamente fácil e económica ao destilar e refinar petróleo bruto. Os óleos do motor semissintéticos têm uma qualidade consideravelmente melhor, especialmente nos que diz respeito às suas propriedades térmicas e de resistência ao envelhecimento. A sua produção é um processo complexo.
Os óleos sintéticos são fabricados por síntese química e podem-lhes ser atribuídas propriedades de aumento de qualidades muito específicas. O seu desempenho ótimo torna estes óleos particularmente adequados a motores de alto desempenho, tal como o motor do seu
Os óleos multigrau são os óleos de motor habitualmente utilizados hoje em dia. São baseados em óleos com base de baixa viscosidade e misturados com aditivos especiais (por exemplo, polímeros como poliéster e poli-isobutileno), para que a viscosidade seja apenas ligeiramente reduzida a temperaturas superiores.
Com pouco efeito da temperatura sobre a viscosidade, os óleos multigrau são mais adequados do que os óleos monograu para abrangerem uma maior gama de temperatura. Conseguem manter um fornecimento ótimo de óleo para o motor em condições de clima quente e frio. Isto resulta numa maior lubrificação ao arrancar o motor a frio, menor desgaste para o motor de arranque a temperaturas baixas e lubrificação adequada em temperaturas ambiente e do motor mais elevadas.
Os números acima da gama de aplicação do óleo definem a respetiva classe SAE (Society of Automotive Engineers). Para óleos multigrau, isto abrange dois graus, ou seja, 0W-40. Estes especificam a gama de temperatura de funcionamento mais adequada ao óleo. O número antes do «W» (Winter) indica a viscosidade do óleo em temperaturas baixas: quanto mais baixo for o número, melhor a fluidez do óleo. Assim, «0W» indica um óleo de viscosidade extremamente baixa, para utilização em baixas temperaturas.
A segunda parte do grau de viscosidade (o número depois do «W») indica a viscosidade do óleo em temperaturas elevadas: quanto mais alto for o número, mais espessa será a película de óleo. 10 representará então um óleo de viscosidade muito baixa, concebido especificamente para regiões frias. Em áreas extremamente quentes, pode usar-se mesmo um óleo classificado com «60», por ser altamente viscoso no seu estado normal. No exemplo 0W-40, «40» significa viscosidade média, o que garante um desempenho ótimo mesmo a temperaturas elevadas.